Hugo Darlyson's profile

Festival Miss e Mister Vicentino


Branding | Identidade Visual | Marca

MISS & MISTER VICENTINO | MMV

O Miss e Mister Vicentino é um projeto por meio de um desfile destinado a escolher um homem e uma mulher para representar os atributos estéticos da cidade de São Vicente Férrer – PE, com ajuda dos patrocinadores e artistas regionais. O evento ocorre na cidade de Vicentina. 
O MMV tem como objetivo resgatar a cultura dos desfiles tradicionais já realizados na cidade, tendo como foco de inspiração e admiração o concurso intitulado Rainha da Banana, que fazia parte da festa tradicional da cidade, e é reconhecido na memória cultural do município.  No ano de 2013 a prefeitura da cidade reconheceu o evento como parte de sua programação cultural, onde transformou a Miss Vitória Eduarda em Rainha da Banana, representante da festa do ano. A mesma fez participação no Banana Shopping, onde recebia os cidadãos vicentinos durante a abertura da festa, sendo assim um triunfo na história do evento, e na sua importância perante a cidade. 

Na primeira etapa do projeto veio o questionamento do que poderia ser abordado?  por onde um profissional como o designer gráfico poderia se inserir de uma forma positiva e significativa perante a construção de uma identidade visual vinculada ao comportamento social, cultural e novas ferramentas tecnológicas. Perante essa reflexão veio a temática dos concursos de beleza, enraizado na vivência da sociedade vicentina, um costume de tradição da cidade de São Vicente Férrer - PE, situada no interior de Pernambuco, com cerca de 17 mil habitantes.  O Miss & Mister Vicentino, é um evento que faz alusão a concursos que aconteceram durante a história da cidade, onde escolhem representantes que possam deslumbrar e referenciar a beleza dos seus cidadãos, no ano de 1993 já existia um concurso com a mesma função, intitulando-se como “Rainha da Banana” referente a festa tradicional da cidade, mas com o passar dos anos  o projeto foi finalizado. Por esse ato de afeto regional e cultural, foi decidido a criação neste projeto de sua identidade visual, reafirmando o poder de valorizar os costumes locais. Strunck (2009, p. 17) diz que cada marca é como uma pessoa que teve sua personalidade própria cuidadosamente criada e desenvolvida. E ao concordar com essa afirmação, pode-se afirmar que os principais fatores para a elaboração do projeto estão interligados às emoções e ao dever de valorização.


Festival Miss e Mister Vicentino
Published:

Owner

Festival Miss e Mister Vicentino

Published: